Síntese das Antíteses

Share/Bookmark

 

 

Namastê nº 11 - Junho de 2005

 

 

Excertos do Livro Tao Te King, de Lao-Tsé

traduzido em com notas de Humberto Rohden, ed. Alvorada

 

 

Capítulo 2. Síntese das Antíteses -

 

Só temos consciência do belo, quando conhecemos o feio.

Só temos consciência do bom, quando conhecemos o mau.

Porquanto o Ser e o Existir se engendram mutuamente.

O fácil e o difícil se completam.

O grande e o pequeno são complementares,

O alto e o baixo formam um todo.

O som e o silêncio formam a harmonia.

O passado e o futuro geram o tempo.

Eis porque o sábio age pelo não-agir. E ensina sem falar.

Aceita tudo que lhe acontece.

Produz tudo e não fica com nada.

O sábio tudo realiza – e nada considera seu.

Tudo faz – e não se apega à sua obra.

Não se prende aos frutos da sua atividade.

Terminada a sua obra, e está sempre no princípio.

E por isso a sua obra prospera.

 

 

EXPLICAÇÃO (por Humberto Rohden):

Neste capítulo proclama Lao-Tse a grande lei da bipolaridade do Universo e de todas as coisas. Nada é somente o Uno, e nada é somente o Verso – tudo é Universo, unidade na diversidade, equilíbrio dinâmico, harmonia cósmica.

Não há círculos unicêntricos no Universo, há tão-somente elipses bicêntricas, quer no mundo dos átomos, quer no mundo dos astros.

E, como o anthropos é um microcosmo, feito à imagem e semelhança do grande kósmos, deve também o homem obedecer à mesma lei da bipolaridade, que rege o macrocosmo.

Quem só enxerga o belo no belo, e o bom no bom, é unicêntrico, monótono, acósmico, ou anticósmico, porque unipolarizado. Para ser bipolarizado, univérsico, como o cosmos, deve o homem ver o belo e o feio, o bom e o mau, como duas antíteses complementares, que se integram na grande síntese, sem se diluírem nela. Se o belo e o feio, o bom e o mau fossem duas antíteses contrárias, em vez de complementares, nunca poderiam integrar-se nunca síntese harmoniosa, feita de unidade na diversidade.

Esta bipolaridade univérsica rege o mundo infinitamente pequeno dos átomos, onde os eléctrons negativos giram elipticamente em torno do seu próton positivo; rege o mundo infinitamente grande dos astros, onde os planetas traçam a sua órbita elíptica em torno do seu sol; rege o mundo misterioso da eletricidade e da eletrônica, onde luz, calor, movimento, som e cores são produzidos por dois pólos, o ânodo (positivo) e o cátodo (negativo); rege o mundo de todos os seres vivos superiores, que só existem graças aos pólos masculino-dativo e feminino-receptivo.

O Ser Infinito, que se revela nos Existires Finitos; o Creador-Uno, que se manifesta nas Creaturas-Verso, Brahman, revelado e velado por Maya – são expressões da bipolaridade do Universo.

Quando então o homem possui a reta experiência cósmica do seu Ser, pratica ele a reta vivência ética no seu agir: age dinamicamente, sem ruído nem afobação; age extensamente em virtude da sua profunda intensidade. Ensina silenciosamente pelo que ele é internamente, e não pelo que diz ou faz externamente no plano do seu agir. Trabalha intensamente, como diz Krishna, mas renuncia a cada passo aos frutos do seu trabalho; depois de ter feito tudo o que fazer devia, o sábio diz, segundo as palavras do Cristo: agora sou servo inútil; cumpri a minha obrigação, nenhuma recompensa mereço por isto.

O sábio desaparece sempre por detrás das suas obras; ele é tão anônimo como Ta, cuja ausência invisível realiza todas as presenças visíveis. É ativo na passividade.

O sábio está invisivelmente presente em suas obras, e visivelmente ausente de toas elas, porque ele age pelo seu Ser, muito mais que pelo seu Fazer ou Dizer. Age sem Agir. É cosmo-agido, e não ego-agente.

Neste capítulo celebra Lao-Tse a apoteose do homem univérsico, cuja invisível Fonte "Eu", faz fluir as águas vivas através dos canais visíveis do seu "ego", assim como, no cosmos sideral, o Uno Infinito se revela em todos os versos Finitos.

Toda a sabedoria está em que o Verso (ego) se deixe sempre guiar pelo Uno (Eu) que este vá sempre na vanguarda, e aquele na retaguarda.

Profano = verso sem Uno.

Místico = Uno sem Verso.

Cósmica = Uno e Verso.

 

Veja Também:

 

Assista em Reprise, os Programas que foram transmitidos pela TV Web Luz Cristica:

Encontro com os Mestres  de Luz  - Programas gravados

Ritual Cabalístico - Programas gravados

Estudos Ascensão Pessoal e Planetária - Programas gravados

Encontros com a Prosperidade - com Arcanjo Ariel - Programas gravados

Eventos Especiais - Programas gravados

Filmes e Documentários Interessantes

Eventos  pela TV Web Luz Cristica:

TV Web Luz Cristica - Programas: assista ao vivo

Encontro com os Mestre de Luz - Meditações canalizadas por Eliana Matthos e Alexandre Chagas gas

Ritual Cabalistico - com Alexandre Chagas

Estudos Ascensão Pessoal e Planetária - com Eliana Matthos

Transcrições de Canalizações:

Transcrição das Canalizações dos "Encontros com os Mestre de Luz"

Transcrição das Canalizações do Arcanjo Ariel

Textos Especiais de Luz

Especiais com Eliana Matthos e Alexandre Chagas:

Curso do Sistema Integrado de Maestria e Auto-Cura Cósmica

Atendimentos com Alexandre Chagas e Eliana Matthos em Conjunto

 

Especial: Eventos Cabalísticos
Dia Cabalístico de Purim - 28.02.2010 Tu B' av - Dia Cabalístico das Almas Gêmeas - 26.07.2010
Dia de Pessach - 30.03.2010 Rosh Hashaná - 09.09.2010
Ritual de Wesak - 28.04.2010 Yom Kippur - 18.10.2010
Dia de Shavout - 19.05.2010 Semana Cabalística de Sucot - 23.10.2010
Dia de Pinchas - Dia de Cura Cabalístico - 30.07.2010 Hanukkah - Festa das Luzes - 02.12.2010