Espiritualidade

Por Osho
Namastê nº 05 - fevereiro de 2005
A religião significa circunferência, as bordas e a espiritualidade o centro. Uma religião possui um pouco de espiritualidade, mas apenas um pouco: um vago fulgor, algo como as estrelas ou a lua cheia refletindo no lago. A espiritualidade é o que há de verdadeiro, a religiosidade é apenas um subproduto.
E um dos grandes males que se abateu sobre a humanidade foi terem dito às pessoas para serem religiosas e não espiritualizadas. Portanto, elas começaram a decorar sua circunferência, elas cultivam um caráter. O caráter é sua circunferência. Ao pintar seu perímetro, o centro não muda. Mas, se você mudar o centro, o perímetro sofre uma transformação automática.
Mude o centro isso é espiritualidade. A espiritualidade é uma revolução interior. Ela certamente afeta seu comportamento, mas apenas como com conseqüência. Como você está mais alerta, mais perceptivo, naturalmente suas ações são diferentes, seu comportamento possui outra qualidade, uma beleza diferente, mas o contrario não é verdadeiro.
(...) a espiritualidade é única, as religiões são muitas.
Insisto na transformação interior. Não ensino religião, ensino espiritualidade. A espiritualidade é rebelião, enquanto a religião é ortodoxia. A espiritualidade é individualidade, enquanto a religião é permanecer dentro da psicologia das massas. A religião faz de você um carneiro, a espiritualidade é o rugir do leão.
|